Mulheres grávidas e puérperas são incluídas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19

Mulheres grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) foram incluídas no grupo prioritário para receberem a vacina contra a Covid-19. A decisão foi informada pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Franciele Francinato, nesta terça-feira (27).

A decisão da inclusão deste grupo na vacinação, neste primeiro momento, é em razão da situação difícil que o país vem enfrentando, e devido as grávidas e puérperas terem maior risco de hospitalização por conta das complicações da covid, faz-se necessário a imunização como medida de prevenção.

 A previsão é de que comece a vacinação para este grupo a partir do dia 13 de maio.

 “Nossa indicação é que, nesse momento, vamos alterar um pouco a recomendação da OMS que hoje indica a vacinação, de acordo com o custo x benefício. Mas, hoje, o risco de não vacinar gestantes no país já justifica a inclusão desse grupo para se tornar um grupo de vacinação nesse momento”, afirmou a coordenadora.

As grávidas com doenças pré-existentes serão vacinadas primeiramente, seguidos das demais gestantes. Serão utilizadas para a imunização as vacinas da CoronaVac, AstraZeneca e da Pfizer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui