Cepa P1 de Manaus é encontrada em Jaraguá

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jaraguá-Go confirmou a presença da cepa P1 de Manaus , do novo coronavírus, no município. Esta variante se trata de algo bastante agressivo, pois tem pelo menos o dobro de carga viral encontrada nas demais. O secretário municipal de saúde, Wander Belo, solicitou que a equipe epidemiológica do município investigue se o grande aumento de casos nos últimos meses e as mortes tem a ver com a variante.

“Essa variante identificada em Jaraguá, é considera muito agressiva e tem muita facilidade de transmissão. Temos sido transparentes com a população em tudo que está acontecendo no combate à pandemia e por isso pedimos mais uma vez a colaboração de todos” afirmou o secretário.

Wander demonstra bastante preocupação com o fato das aglomerações no município, devido ao último fim de semana. No dia 05/04 a prefeitura flexibilizou o decreto, permitindo a reabertura de bares e restaurantes com 30% da capacidade. Porém, a equipe de fiscalização do município, afirmou que muitos estabelecimentos operaram com o limite da capacidade no último fim de semana.

“Enquanto não houver vacinas para todos não podemos descuidar” pontuou o secretário.

As amostradas encaminhadas para o Laboratório do Governo de Goiás (LACEN) foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, e para o Centro de Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os resultados poderão mostrar quando a variante começou a disseminar no município, através da amostra dos pacientes, e também analisar se as 84 mortes dos últimos dois meses, possuem relação com a cepa.

A SMS alerta sobre o cuidado individual e a conscientização da população quanto as aglomerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui