Urbanismo Tático! Você já ouviu falar?

“Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores e, muitas vezes, motiva as pessoas a repensarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam.”

Por Brigadeiro Bragança

Neste momento de lockdown, com sentimento de solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos, aproveitamos para repensar temas de gestão de nossas cidades. E ao encontro de uma cidade mais harmoniosa e acolhedora, destacamos a criatividade como ferramenta, abrindo espaço para o urbanismo tático.

E sobre o urbanismo tático, conforme matéria de José Tomazela no Estadão[1],

“Um teclado de piano pintado no asfalto, onde havia uma faixa de pedestres, é a primeira intervenção conhecida como urbanismo tático, em Votorantim. A faixa, com teclas brancas e pretas, chama a atenção dos moradores, especialmente dos estudantes da Escola Municipal de Música “Maestro Nilson Lombardi”, onde aconteceu a intervenção. A iniciativa cria identidade entre a escola e seu entorno utilizando a música como elemento de valorização do local. De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, outras intervenções devem ser realizadas na cidade com a proposta de repensar o ambiente urbano e os costumes locais.”

É um bom exemplo de acolhimento ao cidadão?

É por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E os exemplos são muitos! O urbanismo tático nos faz pensar em cidades mais humanizadas; com mais respeito ao pedestre, com mais espaços para o cidadão. Tema também abordado pelo WRI BRASIL[2], registrando que  “Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores e, muitas vezes, motiva as pessoas a repensarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam. Os projetos em geral têm como objetivo a readequação do espaço viário e/ou a valorização dos espaços públicos, mas mudam conforme as necessidades de cada local. Em determinada rua, por exemplo, a principal necessidade pode ser calçadas mais amplas. Em outra área, o ponto crítico pode ser um cruzamento no qual os pedestres necessitam de mais segurança para fazer a travessia.”.

Consulte no link abaixo os exemplos de Nova York (USA), Fortaleza e São Paulo! É uma boa experiência!

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/09/o-poder-de-transformacao-do-urbanismo-tatico

Transformar nossas cidades em cidades prósperas!

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!


Leia também: A importância dos programas de gestão em Teletrabalho


E como registrado no sítio da ARQUICAST[3] “[…] o urbanismo tático pressupõe a participação efetiva da população na construção das soluções de projeto. […] Num momento em que a participação popular nas tomadas de decisão sobre a cidade parece consolidar-se culturalmente, são muito bem-vindos os exemplos de engajamento capazes de promover mudanças efetivas na qualidade de vida dos cidadãos.”

É isso, uma cidade mais humanizada e com a participação efetiva do cidadão.

E sua cidade; utiliza-se do recurso do urbanismo tático para acolhê-lo?

Acredita que é um bom exemplo?

Manifeste sua vontade para seus gestores.

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar!

E como também registrado na matéria do Estadão (1) “Em várias cidades do mundo, inclusive na capital paulista, ações de urbanismo tático, como o fechamento de espaços urbanos com elementos criativos, foram adotadas para promover o isolamento social e responder aos desafios impostos pela pandemia de covid-19.”.

Então, fica o desafio!

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Ah! E não podemos nos esquecer… dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher! Parabéns! E que Deus abençoe a todas vocês!


[1] Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2021 no sítio do ESTADÃO

https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/pelo-interior/votorantim-adere-ao-urbanismo-tatico-com-teclado-de-piano-em-faixa-de-pedestre/

[2] https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/09/o-poder-de-transformacao-do-urbanismo-tatico

[3] http://www.arquicast.com/2019/04/24/arquicast-070-urbanismo-tatico-completo/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui