Fundadores de Jaraguá: quem foi o coronel Bernardo Antônio de Faria Albernaz?

Tela retratos de Jaraguá. Pintura de Maria Helena Romanchelli.

Desempenhou muitos cargos de destaque: dirigiu o jornal “Goyas”, foi deputado e intendente; Secretário da Instrução, Indústrias Terras e Obras Públicas e Secretário do Interior; substituiu várias vezes o governo do Estado.

Por Maria Helena

O major José Antônio Machado, genearca da atual família Machado, aqui ainda moradora, nasceu em 1753 e morreu em 30-08-1831.

Morador de Jaraguá, casa com a jaraguense Maria Silva Carvalho e deixa entre outros filhos, a professorinha de primeiras letras, Francisca Luíza Machado, que por sua vez casa com Bernardo Antônio Machado. Deste casal, em 1818, nasce seu filho José Bernardo da Silva, que vem a se casar com Tereza de Jesus Albernaz, da fazenda Santo Antônio à vinte quilômetros de Jaraguá. Estes são os felizes pais de nosso coronel Bernardo Antônio de Faria Albernaz.

Este personagem jaraguense, nascido em 22-09-1847, causou muito orgulho à sua terra (nasceu na quarta casa à esquerda do atual Banco do Brasil). A convite do irmão de sua cunhada, Inácio Soares de Bulhões, o jaraguense dirigiu-se para a capital e fundou o jornal Província de Goyas, posteriormente goyas. Após este feito, dirigiu-se para a antiga capital Goyás onde ocupou cargos relevantes.


Leia também: Fundadores de Jaraguá: quem foi Urbano do Couto e Menezes?


Quando ocorreu a implantação da República (1889), o marechal Deodoro da Fonseca, o nomeia segundo vice-governador do Estado, em agosto de 1890.

Desempenhou muitos cargos de destaque: dirigiu o jornal “Goyas”, foi deputado e intendente; Secretário da Instrução, Indústrias Terras e Obras Públicas e Secretário do Interior; substituiu várias vezes o governo do Estado.

Casou três vezes, com Francisca Augusta de Assis, Lídia de Albuquerque Melo e Maria Marques Folgaça. Do seu primeiro casamento, teve dentre outros filhos, Joaquim Francisco de Assis Albernaz, nascido em 1875 na Cidade de Goiás. Casou com Ana Angélica Marques Folgaça, que dentre outros filhos teve Nicanor de Assis Albernaz, que casou com Ondina da Cunha Bastos.

O casal aproveitou as primeiras sílabas de seus nomes, ni + on, e deram o nome de seu primeiro filho, Nion Albernaz, ex prefeito de Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui