Fundadores de Jaraguá: quem foi Urbano do Couto e Menezes?

Urbano do Couto e Menezes pode ser considerado o primeiro escritor de Jaraguá, relatou com riqueza de detalhes, a primeira vinda do Anhanguera.

Por Maria Helena

Urbano do Couto e Menezes foi morador de Jaraguá, aqui vivendo e falecendo 1772. Registros paroquiais nos falam sobre seus últimos anos.

Em 1771 foi convocado juntamente com Francisco Soares de Bulhões, a formar uma comitiva saindo de Jaraguá, para encontrarem ouro nas regiões que ele havia descrito em carta a D. João V em 1750. Impossibilitado pelo seu estado de saúde, passa seu roteiro para Francisco Soares de Bulhões.

Francisco Soares de Bulhões sai com a sua bandeira e consegue grande sucesso, mas se sente impossibilitado de extrair o ouro por se tratar de uma região reservada à coroa.


Leia também: Fundadores de Jaraguá: quem foi Francisco Soares de Bulhões?


Urbano do Couto e Menezes conseguiu fazer este roteiro e o mapa, porque sendo companheiro do segundo Anhanguera (Bartolomeu Bueno da Silva- Filho) desde a sua primeira vinda em 1722, podia reproduzir todo o percurso.

Urbano do Couto e Menezes pode ser considerado o primeiro escritor de Jaraguá, relatou com riqueza de detalhes, a primeira vinda do Anhanguera.

Urbano nasceu na Ilha da Madeira, Portugal, em 1700. Casado com Maria Nunes de Oliveira, de Vila Boa, tiveram uma filha, Ana do Couto e Menezes casada com José da Silva Torres da Cidade do Porto – Portugal.

Seus netos, Elena e Lisandro, foram batizados pelo primeiro padre de Jaraguá, Manoel Pereira de Souza, em 1748.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui