Fundadores de Jaraguá: Quem foi Inácio Soares de Bulhões?

Representação de 1803- Residência do Pe. Silvestre Álvares da Silva, hoje totalmente recuperada. Pintura: Maria Helena Romanchelli.

“Foi Inácio o fundador do Partido Liberal  em Goiás e articulou a criação do partido opositor, o Partido Conservador.”

Por Maria Helena

Uma figura que ficou registrada na história de Jaraguá foi o Tenente-Coronel Antonio Félix de Souza, nascido em 1789 e falecido em 1863.

Seu pai foi Antônio de Souza Couto, bispado do Porto (Portugal) e sua mãe, Francisca de Paula Farinha, filha de Gregório Pires Farinha, juiz ordinário de nossa terra. Antônio Félix de Souza foi juiz de Jaraguá e sua assinatura pode ser encontrada na abertura dos livros cartoriais, como juiz da Comarca do Rio das Almas, à qual Jaraguá pertencia. Foi presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, em 1842.

Casado com Josefa Cândida Xavier, Antônio Félix de Souza deixou numerosa descendência, dentre a qual destaca-se Inácio Soares de Bulhões (nome dado em homenagem ao tio avô, irmão do Marechal Joaquim Xavier Curado e filho do bandeirante de Jaraguá, Francisco Soares de Bulhões).


Leia também: Fundadores de Jaraguá: quem foi Fernando Bicudo de Andrade?


Inácio Soares de bulhões, nasceu em 1819, no velho sobrado onde hoje é o Banco do Brasil, transferiu-se para a capital Goyas, onde fundou o 2º jornal Goiano que circulou de 1869 a 1873, A Província de Goiás.

Foi o patriarca do chamado “clã Bulhônico”, o qual teve uma presença efetiva na vida política de Goiás, tendo como arma, a imprensa que foi mudando de nome, mas não deixando de circular. A tendência do partido Bulhônico que se formava, era o Partido Liberal, a partir dos anos 70 do século XIX, até os anos 20 do século XX.

Transferiu-se para a capital de Goiás, casando-se com Antônia Emília Rodrigues Jardim, filha de tradicional vilaboense, seu pai foi senador da república, naquela época era cargo vitalício, nomeado pelo Imperador. Ali seus filhos nasceram e foram educados, em excelentes faculdades dando suporte para se integrarem na política nacional assim como todos os seus descendentes ilustres.[1]

O casal Inácio Soares de Bulhões e Antônia Emília Rodrigues Jardim teve os seguintes filhos: Inácio Soares de Bulhões, Antônio Augusto de Bulhões Jardim, Antônio Felix de Bulhões Jardim, José Leopoldo de Bulhões Jardim, Adelaide Emília de Bulhões Jardim, Maria Nazareth de Bulhões Jardim, Josefina de Bulhões Jardim, Ângela de Bulhões Jardim.  

Foi Inácio o fundador do Partido Liberal  em Goiás e articulou a criação do partido opositor, o Partido Conservador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui