Nossa cultura, nossa história, nossas raízes, nosso turismo!

“E eis que surge o Selo Turismo Responsável, uma iniciativa do Ministério do Turismo, que destaca os serviços do setor que seguem os protocolos de prevenção da Covid-19”

Por Brigadeiro Bragança

A economia do pós-Covid-19 (com Covid-19) dá sinais de recuperação em diversos setores, ainda que discretamente.

Depois do impacto sofrido pelo comércio mundial, que dificultou o fluxo internacional de bens e serviços, resta a esperança da reação observada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme divulgado pelo Jornal Estadão (1).

E para incentivar a recuperação da economia, “setores econômicos diretamente afetados pela pandemia saíram na frente e resolveram iniciar campanhas próprias de incentivo à vacinação em massa“.  Entre tantos setores, hotéis e restaurantes reforçam o coro de vozes sobre a “confiabilidade dos imunizantes aprovados pela Anvisa […]”, conforme é destaque no Jornal O Globo (2).

Por dedução, conclui-se que a vacinação em massa está associada à extinção da pandemia. E que a imunização de toda a população impacta a economia. Mas, “o atual reparte da vacina para o Brasil é altamente insuficiente, situação que exige processo mais demorado de imunização para obtenção de eficácia sanitária”, nas palavras de Celso Ming, em artigo publicado também no Estadão (3), com o qual tenho que concordar.

E como disse o ministro Pazuello (4) “A vacina não determina o fim das medidas preventivas. Temos que continuar usando máscara, tomando as medidas de prevenção e distanciamento social. Continuaremos vivendo dessa forma até termos a pandemia controlada.”

MAS QUANDO SERÁ O SEU DIA D E A SUA HORA H?

“E o turismo continua a acumular perdas” conforme matéria do Estadão (5), fazendo-se referência à recuperação da economia, com robustos sinais, deixando de lado o setor do turismo brasileiro, informando perdas acumuladas de R$ 51,5 bilhões entre março e novembro de 2020.

Mas podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E eis que surge o Selo Turismo Responsável, uma iniciativa do Ministério do Turismo, que destaca os serviços do setor que seguem os protocolos de prevenção da Covid-19, conforme registrado na coluna de Mônica Bergamo (6), dando destaque aos estados que mais aderiram à iniciativa: São Paulo (5.036 adesões), Rio de Janeiro (3.893 adesões) e Minas Gerais (2.231 adesões).

E como descrito na iniciativa(7), “O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.”.

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Se você é do setor de turismo, você sabe os protocolos que sua empresa precisa cumprir para receber o Selo Turismo Responsável?

E quantos selos temos em Goiás? E em sua cidade?

Consulte, pesquise… acesse:

http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/

Cobre dos gestores de sua cidade o incentivo para que estabelecimentos do setor façam adesão ao selo. Assim, estaremos movimentando o turismo responsável de nossas cidades (com protocolo Covid-19) e reaquecendo nossa economia.

É um bom exemplo? Então, fica o desafio!

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

  • Jornal O ESTADO DE S.PAULO, Edição de 22 de janeiro de 2021.
  • Jornal O GLOBO, Edição de  21 de janeiro de 2021.
  • Jornal O ESTADO DE S.PAULO Edição de 21 de janeiro de 2021.
  • https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-saude-abre-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-19-com-envio-de-doses-aos-estados
  • Jornal O ESTADO DE S.PAULO, Edição de 23 de janeiro de 2021.
  • Jornal FOLHA DE S.PAULO, Edição de 16 de janeiro de 2021.
  • http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui