Jaraguá recebe 410 doses da vacina Oxoford/AstraZeneca e não tem previsão de início da aplicação

A cidade de Jaraguá-Go recebeu mais 410 doses da vacina de Oxoford/AstraZeneca para continuar a campanha de imunização contra a covid-19. Na semana passada 500 doses da CoronaVac chegaram ao município.

A equipe do Canal 7 entrou em contato com a coordenadora epidemiológica do município, Divina Célia, para saber a previsão do início da aplicação das 410 doses que chegaram hoje (26) em Jaraguá. A coordenadora disse que a secretaria de saúde não possui nenhuma determinação feita, isso porque junto com as vacinas, chegou um informe técnico que passa as orientações de quem serão os contemplados com esse novo imunizante e como deverá proceder a aplicação.

Previamente a coordenadora afirmou que serão contemplados os profissionais da saúde do município, e que as pessoas acima de 75 anos provavelmente não serão contempladas com esta remessa, pois este grupo não consta no informativo técnico.

Divina Célia garantiu que os mais rápidos possível a secretaria de saúde estará fazendo o comunicado de quando iniciará a vacinação.

Hoje (26) a equipe epidemiológica do município está em reunião, estudando o informativo e elaborando o plano de vacinação para esta remessa.

A equipe do Canal 7 também procurou sobre o número de pessoas que já foram vacinadas no munícipio, e a coordenadora disse que está sendo feito um levantamento a partir do cadastro realizado dos vacinados para se ter números exatos.

A nível estadual, o protocolo para essas novas doses da vacina é de que devem ser aplicadas nos profissionais da saúde. Em relação aos hospitais, os primeiros que devem ser vacinados, como grupo exclusivo, são aqueles que dedicam inteiramente aos casos do covid-19.

Ao contemplar esse grupo, as vacinas serão destinadas aos demais hospitais de todas as ordens.

Goiás tinha a expectativa de receber cerca de 140 mil doses para que não só profissionais da saúde, mas também os idosos fossem contemplados, porém chegaram apenas a metade do esperado, 65,5 mil doses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui