Valor do IPVA em Goiás a partir de 2021 terá redução de 3,78%

Nesta segunda-feira (28) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a redução do valor pago do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para veículos usados, a partir do ano de 2021.

Os descontos vão de 1,99% a 5,19% para carros, e motocicletas e similares o desconto é de 1,82%. Assim, os goianos pagarão, em média, 3,78% a menos no imposto, em relação ao ano de 2020.

A tabela é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e foi divulgada em Instrução normativa da Secretaria da Economia, e assinada pelo subsecretário da receita Aubirlan Borges Vitoi.

Os veículos fabricados a partir de 2007, são os tributados no estado, e somam 2,3 milhões. Somados aos que tem mais de 15 anos de uso, o estado conta com mais de 4,1 milhões, no entanto estes compõe outra parte, pois já são veículos isentos.

Em Goiás já se tem descontos de até 50% no valor do IPVA, para modelos populares (carros 1.0 e motos de 125 cilindradas), sob a condição que o veículo esteja em dias e o proprietário não tenha tido nenhuma infração de trânsito. Há também o desconto de 5% e 10% mais para barato para aqueles que tem inscrito o CPF nas compras no varejo no estado, e participam do programa Nota Fiscal Goiana.

Pessoas com deficiência física e mental, visual e autistas são beneficiados pela lei estadual, e podem ser isentos do pagamento do IPVA. Só no ano de 2020, o estado chegou a marca dos 13.662 beneficiados.

O IPVA pode ser pago em três parcelas ou à vista. O pagamento da última parcela deve coincidir com a quitação do Licenciamento anual e Seguro DPVAT.

Algo que ainda continua em vigor no ano de 2021, é que a entrega dos boletos em domicílio continua suspensa. Desse modo, é preciso que o mesmo seja emitido pela internet nos sites da Economia e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui