O MOMENTO É DE ATENÇÃO ÀS CONTAS!

Encerrado o processo eleitoral, todos nós, sem exceção, devemos torcer para que tudo na cidade em que vivemos dê certo.

Por Brigadeiro Bragança

O Jornal O GLOBO (1), em recente edição, traz matérias que tratam sobre o que esperar, em 2021, com relação à situação financeira de dois grandes municípios brasileiros. Os artigos abordam o déficit público municipal, a redução do orçamento e o “aumento de demanda por serviços públicos – principalmente em saúde e educação […].”.

Além de dar luz às contas públicas, um dos artigos aponta o término do auxílio emergencial como complicador do quadro social. Mas o destaque fica mesmo, por conta das contas!

Trata-se, ainda, sobre “fazer um ajuste que credencie a prefeitura a obter empréstimos com o aval da União […]”.

Bem… encerrada a euforia pela vitória no pleito municipal, começa o verdadeiro objetivo da delegação da vontade do povo (expressa pelo voto): administrar a Cidade! E com letra maiúscula, sim; pois é neste espaço geográfico que tudo acontece!

Encerrado o processo eleitoral, todos nós, sem exceção, devemos torcer para que tudo na cidade em que vivemos dê certo. Não é mesmo?


Leia também: É MOMENTO DE EMPREENDER

ESTÁ TUDO RESOLVIDO, FOI PRO SUPREMO!


Então, vamos lá! Como estão as contas de nossa Cidade? Com maiúscula, sim, pois é a sua Cidade, é a minha Cidade, é a nossa Cidade!

Ao encontro do que esperar, primeiramente, é preciso entender um dos índices chamado de Capacidade de Pagamento (CAPAG)(2), o qual “apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.”. O que, em uma análise bem simples, se traduz em conseguir juros baixos ou altos; por óbvio, dependente do aval, ou não, do Tesouro Nacional para contrair empréstimos com instituições financeiras.

Pelo exposto, e colocando-se mais luz sobre municípios goianos, que tal, você leitor, verificar a situação de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Itumbiara, Jaraguá, Nerópolis, Campo Limpo de Goiás, Anhanguera, enfim, verificar a situação da sua cidade (uma de nossas 246 cidades goianas); bastando, assim, um simples clique.

Já pensou em fazer esta consulta? Curioso? Acesse https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

Fica o desafio, pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E neste prosperar, que tal darmos atenção aos nossos prefeitos, vereadores e às pautas que podem salvar a nossa economia? Afinal, nós delegamos a nossa vontade aos eleitos para o próximo exercício municipal.

Fica o desafio, pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Palavras-chave: contas publicas, CAPAG, déficit público, economia, empréstimo

  1. Edição de 13 de dezembro de 2020.
  2. https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui