Plano de imunização será lançado nesta quarta-feira (16) pelo governo federal

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro lançará hoje (16), as 10h, o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. O convite para a cerimônia de anúncio surpreendeu alguns governadores que, até então, tinham mais uma rodada de conversas com o ministro da saúde Eduardo Pazuello nesta manhã.  

Plano de vacinação

A princípio, o governo começaria a vacinação pelos grupos prioritários (de risco) e a estimativa é de que a toda a população seja vacinada em pouco mais de um ano.

Quando começa?

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinar, no domingo (12), que o governo divulgue um calendário de imunização em 48 horas, o Ministério da Saúde alegou que pode começar vacinação cinco dias após o primeiro registro emergencial aprovado pela Anvisa (lembrando que o plano emergencial se dá em uma fase onde a eficácia da vacina ainda não foi totalmente comprovada).

Obrigatoriedade da vacina

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgará nesta quarta se estados e municípios poderão implementar seus planos de imunização independentemente da anuência do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro já se mostrou contrário a imunização obrigatória.


Leia também: A ditadura do judiciário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui