sábado, novembro 27, 2021
Início Cotidiano É momento de EMPREENDER!

É momento de EMPREENDER!

Por Brigadeiro Bragança

A palavra empreendedorismo pode até enrolar a língua, mas se aplica de forma primorosa para o atual momento de recuperação da economia, em um contexto de pós-Covid-19… com Covid-19.

O assunto parece ser relevante; tanto que na próxima edição do Fórum Econômico Mundial (prevista para maio de 2021) “ Líderes globais estarão juntos para desenhar um caminho conjunto de recuperação, para moldar ‘O Grande Recomeço’ da era pós-Covid-19 e construir uma sociedade mais coesa e sustentável”(1).

Neste caminho, dando luz às possibilidades que estão ao nosso redor, o SEBRAE, tendo como fonte a Revista Exame, há tempo aponta “7 ideias de negócio para empreender de casa, só com um computador” (2). São elas: educação (aulas por meio de softwares como skipe); e-commerce de produção própria (criar e-commerces com base em suas habilidades – artesanatos, marmitas etc.); marketing e mídias digitais (agências de produção de conteúdos digitais); revenda em marketplaces (revenda de produtos já existentes, com base em sua rede de contatos); saúde preventiva (é possível empreender com a produção de conteúdo para alimentação, corpo, postura etc.); serviços autônomos (profissionais autônomos oferecendo seus serviços em um site atraente e informativo); e viagens personalizadas (personalização de conteúdo de viagem).

Leia também: O cultivo do espírito

E, focando-se no empreendedorismo, também foca-se em parcela da juventude, conforme destaca o trabalho de Livia e Maria Clara(3), quando apresentam estudo que registra o crescente número de jovens empreendedores, trazendo matéria da revista ISTOÉ que aponta que “o jovem brasileiro já entendeu que para ter trabalho a melhor alternativa é criar o próprio emprego, é empreender, inovar e gerar novas vagas. E eles não empreendem por necessidade, estão de olho nas oportunidades do mercado, estão atendendo demandas sociais e movimentando a economia.”

Empreendedorismo e juventude: dois valores interligados, atualmente, pela tecnologia. E este é o momento. Momento de EMPREENDER… empreender com tecnologia no pós-Covid-19… com Covid-19!

Visitando Jaraguá, almocei com três jovens que me convidaram para escrever neste Canal: Wanderson, Gabriel e Ivan. Jovens empreendedores, juntamente com a Sabrina (que não estava presente ao almoço), que tiveram a coragem de inovar, de empreender… de reinventar com o Canal 7.

Estão no caminho certo? Bem, o momento é de EMPREENDER!

E como aponta matéria publicada no Diário do Nordeste(4), “Muitos especialistas têm dito que o Covid-19 é um acelerador de futuro no sentido de que essa pandemia está acelerando modelos de negócio […]. As empresas precisarão migrar rápido seus negócios para o ambiente online e precisarão captar os anseios e necessidade de seus clientes.”

Bem, se o leitor acompanhou esta matéria até aqui, acredito que esses jovens estão no caminho certo! Não é mesmo?

Vamos EMPREENDER! Vamos inovar e movimentar a economia de nossas cidades e muito ainda há para ser feito.

E, em momentos difíceis, fica o desafio, pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Brigadeiro Bragança

Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008 e 2009

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/vem-empreender/opiniao-qual-o-cenario-para-as-micro-e-pequenas-empresas-com-a-pandemia-da-covid-19-1.2997282
Brigadeiro Bragança
Luís Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro- Brigadeiro do Ar da Reserva da Força Aérea Brasileira, com experiência na área da Administração Pública, Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (1985); qualificado ainda com Especialização em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (2010), Doutor em Ciências Navais pelas normas e instruções da Marinha do Brasil (2010) e Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (2018). Em 2019, atuou como Diretor de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Populares

Acontece hoje Live- Jaraguá é Show em comemoração do aniversário de Jaraguá-Go com artista da Terra

A cidade de Jaraguá comemora nesta quinta-feira (29) 285 anos de fundação, e para tal prestígio, a prefeitura do município promoverá nesta...

O momento é de… planejar o nosso futuro!

“Em 2030 o grupo de pessoas idosas será maior que o de crianças com até 14 anos, provocando-se, com certeza, um novo...

Goiás recebe na tarde desta terça 154.800 doses de vacina contra a covid, e receberá mais 231.660 nesta quarta

O estado de Goiás recebeu, na tarde desta quarta-feira (27), um novo carregamento com doses de imunizantes contra a covid-19. A remessa...

Brasil conquista sua primeira medalha de ouro com o surfista Italo Ferreira

O Brasil conquistou na madrugada desta terça-feira pelo horário de Brasília (tarde no Japão), a primeira medalha de ouro nos jogos Olímpicos...